Understanding_the_Endocannabinoid_System

O que é o Sistema Endocanabinoide (SEC)?

SEC é um composto pelos canabinoides endógenos anandamida (AEA) e 2-araquidonoilglicerol (2-AG), e se ligam a receptores canabinoides do tipo 1 e 2 (CB1 e CB2) e enzimas de síntese e degradação.

Identificado pela primeira vez em 1964, pelo químico Raphael Mechoulam, sendo um complexo sistema de sinalização celular por meio de transmissores dentro do corpo. O SEC compreende os canabinoides endógenos anandamida (AEA) e 2-araquidonoilglicerol (2-AG), os receptores canabinoides do tipo 1 e 2 (CB1 e CB2) e enzimas de síntese e degradação.

Quando os receptores canabinoides são estimulados, uma variedade de mecanismos fisiológicos ocorrem.

O SEC permite a comunicação e coordenação entre as células por se encontrarem nas interseções de vários sistemas. Ou seja, os endocanabinoides e seus receptores se encontram espalhados por todo o corpo, em membranas celulares do cérebro, órgãos, tecidos conjuntivos, glândulas e células do sistema imunológico.

O cérebro humano produz a sua própria Cannabis – uma substância química a que deram simbolicamente o nome de Anandamida, palavra derivada do sânscrito ‘Ananda’, que significa calma interior, portador de paz, felicidade interna.

Os 2 receptores canabinoides mais estudados são:

• CB1 – predominante no sistema nervoso, tecido conjuntivo, gônadas, glândulas e órgãos.

• CB2 – são encontrados no sistema imunológico e suas estruturas.

medra

A Cannabis Sativa

Existem mais de 400 compostos na Cannabis, dos quais 60 são canabinoides já identificados e responsáveis pelos efeitos da planta, juntamente com seus moduladores. As propriedades medicinais dessa planta estão presentes em diversos canabinoides que podem ser extraídos das folhas, flores e caule, bem como em outras substâncias como flavonoides e terpenos. No Brasil, essas propriedades terapêuticas são reconhecidas pela ANVISA desde 2015.

Canabinoides principais – Compostos químicos encontrados na planta de Cannabis que têm efeitos físicos e mentais quando interagem com receptores canabinoides no corpo:

CBD (canabidiol): alivia espasmos, diminui convulsões, relaxa os músculos, é analgésico e reduz a ansiedade.

THC (Tetrahidrocanabinol): relaxa os músculos, é analgésico, alivia espasmos e possui propriedades antioxidantes.

CBN (canabinol): alivia espasmos, possui propriedades anti-inflamatórias, diminui convulsões e é antioxidante.

THCV (Tetrahidrocanabivarina): estimula o crescimento ósseo, aumenta o apetite e diminui convulsões.

CBDV (Cannabidivarin): diminui convulsões e trata distrofia neuromuscular.

CBC (canabicromeno): possui propriedades anti-inflamatórias, estimula o crescimento ósseo, é antifúngico e antibacteriano.

CBG (canabigerol): estimula o crescimento ósseo, possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, além de diminuir a pressão arterial.